Blog Details

  • Home
  • Tendências da tecnologia em 2024 para os seus negócios

O dinamismo do mundo empresarial exige uma constante adaptação às mudanças. Em meio a isso, destacam-se as tendências tecnológicas para 2024, pilares fundamentais que vão contribuir fortemente para a transformação das empresas.

O ano de 2024 promete ser repleto de oportunidades e desafios, onde a integração inteligente de novas tecnologias ditará o ritmo da competitividade empresarial. Ao explorar essas tendências, gestores e empreendedores podem não apenas se manter à frente da curva, mas também conquistar uma posição de destaque em seus setores.

Por isso, vamos explorar as tendências tecnológicas para 2024, oferecendo insights valiosos sobre como a adoção estratégica dessas inovações pode impulsionar a performance, a eficiência operacional e a tomada de decisões assertivas para o futuro! 

Conheça algumas das tendências da tecnologia para 2024 

Desde a gestão de segurança em Inteligência Artificial até a engenharia de plataformas e o desenvolvimento impulsionado pela IA, essas tendências representam um horizonte de oportunidades para promover estratégias de negócios mais ágeis e adaptáveis. Confira a lista e considere as opções: 

1- AI TRiSM e Gestão de Segurança em IA

A implementação de AI TRiSM garante a confiabilidade e a proteção dos dados nos modelos de IA, resultando em decisões mais precisas e consistentes. 

Tem foco em obter maior precisão, consistência e valor comercial nas soluções de IA, ao minimizar vieses e preconceitos nas decisões. Segundo projeções da Gartner, empresas que adotam esses controles alcançam um aumento significativo na confiabilidade dos resultados de IA, chegando a eliminar até 80% das informações defeituosas e ilegítimas até 2026.

2. Engenharia de Plataforma e Automação

A engenharia de plataforma é uma forte tendência tecnológica em 2024, visando criar ambientes de autoatendimento altamente personalizados, acelerando a entrega de valor e otimizando a experiência do usuário. 

Estudos indicam que essa prática pode impulsionar a produtividade do desenvolvedor, reduzindo a carga cognitiva e aumentando a retenção de talentos. Tem enfoque na agilidade e entrega de valor por meio de interfaces e processos eficientes, proporcionando um suporte personalizado às necessidades dos usuários.

3- Desenvolvimento aumentado por IA

Integrar IA ao ciclo de desenvolvimento agiliza a criação, teste e entrega de aplicativos. Essa abordagem aumenta significativamente a produtividade do desenvolvedor, permitindo que as equipes atendam à crescente demanda por software, liberando tempo para atividades de design e estratégia.

Normalmente oferece integração de ferramentas que facilitam a produção de código e tradução de linguagens.

4- Força de trabalho conectada aumentada

A estratégia de força de trabalho conectada aumentada combina tecnologias digitais e análises para acelerar a aquisição de novas competências. 

Estudos indicam que até 2027, 25% dos CIOs usarão iniciativas similares para reduzir o tempo de aquisição de competências em 50% para funções-chave. Tem foco no desenvolvimento rápido, redução do tempo de aquisição de habilidades para novas contratações e automação de processos no ambiente de trabalho.

5- Continuous Threat Exposure Management (CTEM)

Por fim, essa abordagem contínua alinha a segurança cibernética com os objetivos de negócios, identificando exposições a ameaças, alinhadas com prioridades específicas, promovendo também avaliações constantes da eficácia dos sistemas de segurança.

É uma estratégia que traz uma operação mais eficiente, sem deixar de lado a segurança, concentrando esforços nas ameaças mais críticas e evitando gastos desnecessários em medidas de segurança redundantes.

Visão 2024: saiba no que apostar! 

As tendências tecnológicas para 2024 representam oportunidades valiosas para empresas se destacarem e se adaptarem às demandas do mercado. 

Adotar estrategicamente essas inovações pode impulsionar a competitividade e a capacidade de resposta das organizações em um mundo empresarial em constante evolução, trazendo facilidades que impactam todos os setores, desde o operacional ao estratégico. 

Leia agora o nosso próximo artigo e entenda como a tecnologia em nuvem está moldando os negócios modernos!