Blog Details

  • Home
  • Responsabilidade Compartilhada

Os clientes e a DKRLI compartilham algo em comum: a preocupação com a Conformidade e a Segurança. Ambos são responsáveis por esses fatores e essa cumplicidade soma diversos benefícios ao ambiente de TI e à segurança da nuvem, como, por exemplo, a redução dos custos operacionais e a proteção das instalações físicas.

Nesse modelo, o cliente assume todo o gerenciamento e é o principal responsável pelo sistema operacional, como, por exemplo, os patches e as atualizações. Além disso, ele também responde pela configuração do firewall que é fornecido pela DKRLI e pelos demais softwares de apps que são associados.

É muito importante ressaltar que a responsabilidade de cada cliente varia de acordo com o serviço que ele utiliza. Esse modelo compartilhado também soma outro benefício: garante uma maior flexibilidade e um controle efetivo por parte do cliente para a implantação de seus componentes do sistema operacional.

Na prática, a responsabilidade compartilhada é uma forma de reduzir custos operacionais e adotar uma abordagem mais colaborativa para as operações de TI, dados e nuvem.
 
 
Segurança DA Nuvem x Segurança NA Nuvem

Para distinguir a responsabilidade da DKRLI e do cliente, a função de cada um é dividida em dois grupos. Conheça quais são eles:
 
Segurança da nuvem: ela é de total responsabilidade da DKRLI. Ou seja, a empresa responde por toda proteção à infraestrutura onde são executados os serviços. Vale pontuar que essa infra é formada por redes, software, hardware e outras instalações.
 
Segurança na nuvem: essa segurança é de responsabilidade do próprio cliente. Ele responde de acordo com os serviços usados na nuvem DKRLI e precisa seguir regulamentos específicos. É isso que determina todas as operações que o contratante deverá executar para sua segurança.
 
Para exemplificar essa responsabilidade, você é um cliente que contratou 5 servidores virtuais rodando Linux da nuvem DKRLI, a categoria desse serviço é IAAS (Infrastruture as a Service), nesse cenário o cliente é responsável por manter a administração, configuração e segurança do Sistema Operacional Linux e todos os Serviços em funcionamento, também é necessário solicitar as configurações de firewall necessárias no modelo de Firewall Compartilhado ou configurar e manter os serviços de firewall no modelo de Firewall Privado.
 
Já para os serviços abstraídos, como o SAAS (Software as a Service), é a DKRLI que opera a infraestrutura, além das plataformas e do sistema. Enquanto os clientes respondem pelo gerenciamento dos seus dados, eles terão opções de criptografia para essa gestão.



Responsabilidade Compartilhada no Ambiente de TI

A mesma lógica de responsabilidade compartilhada é estendida para o ambiente de TI. A DKRLI auxilia na redução dos encargos operacionais. Já os clientes podem usar a transferência de gestão de alguns controles de TI para a DKRLI, o que gera um novo ambiente de controle compartilhado.

Para ficar mais simples de entender, confira alguns exemplos de controles que são gerenciados pela DKRLI, pelos clientes ou até pelos dois de forma colaborativa:
 

• Treinamentos: a DKRLI treina seus próprios funcionários, enquanto o cliente treina sua equipe.
 
• Gestão de patches: a DKRLI responde pela aplicação de patches e deve corrigir qualquer falha que afete a infraestrutura, já o cliente é responsável por aplicar patches em seu sistema operacional convidado e seus apps.
 
• Gestão de configuração: a DKRLI é responsável por configurar os dispositivos da estrutura, mas são os clientes que precisam configurar seus respectivos bancos de dados, sistemas operacionais e apps.

Esses são só alguns exemplos de como o modelo de responsabilidade compartilhada pode ser usado pelas empresas para obter mais flexibilidade e assertividade nas operações de TI, banco de dados e nuvem.
 
Precisa tirar alguma dúvida?
Fale com a equipe da DKRLI e solicite mais informações!