DKRLI

Segurança da Informação

A partir de Agosto de 2020, uma empresa só poderá recolher determinado dado a partir da autorização de seu proprietário e deverá comprovar que sua coleta será útil para sua interação com seus consumidores.
A Lei Geral de Proteção de Dados empodera o consumidor, dando a ele controle sobre seus dados e a possibilidade de punir os responsáveis por qualquer dano causado pelo mau uso das suas informações, permitindo que a qualquer momento possam retificar, cancelar ou solicitar a exclusão dos seus dados de seu sistema.

 
Mas como se adequar a essas novas exigências?

A empresa precisa criar um “Comitê de Segurança de Informação” responsável por analisar a atual situação dos procedimentos internos e dos dados recebidos. Dentro desse processo é importante fazer um mapeamento bem detalhado a respeito de como os dados pessoais são tratados e todo o seu ciclo de vida dentro da empresa: para onde vão, onde ficam armazenados, quem tem acesso, se são compartilhados com terceiros, etc. A partir desse resultado será possível avaliar o nível de maturidade dos processos e os riscos envolvidos, para tornar as transações de dados totalmente seguras tanto para a empresa quanto para os consumidores.

São envolvidos nesse cenário, 4 figuras importantes que podem modificar a estrutura interna da empresa, já que são peças fundamentais para que o processo seja realizado com transparência e segurança.


 
A entrada em vigor da LGPD significa um grande desafio para as empresas, que precisarão rever vários processos de governança e privacidade de dados. As empresas de Tecnologia podem auxiliar muito nesse processo dentro das empresas, podendo ficar responsáveis apenas pela segurança dos dados, ou com toda gestão dessa demanda, inclusive sendo responsáveis pelo “Operador” e o “Encarregado” nesse processo, como o representante que fará contato com a ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados, quando necessário, e se responsabilizando junto com a empresa nos processos. No entanto, essas empresas de Tecnologia precisam ser sérias e experientes, além de ágeis para diagnosticar, orientar e realizar todas as mudanças.
 
Como a DKRLI pode ajudar?


Proporcionamos antes de qualquer coisa uma melhora contínua nos processos e sistema da empresa. Analisamos o ambiente, oferecemos diagnóstico e propomos um plano de ação. Entrando efetivamente na questão de Segurança de Dados após o diagnóstico, mantendo a vigilância, o monitoramento dos dados e as ferramentas para sua total segurança cibernética. Colocamos a Prevenção como estratégia do negócio e oferecemos rigor e rapidez nas ações. 
 


 

Contato

Rua Napoleão de Barros, 1025 - Sala 74
São Paulo - SP - Brasil
CEP 04024-003

contato@dkrli.com.br